publicidade

Tribunal de Justiça Europeu emite nota contra as decisões da UEFA e FIFA na Superliga 

O veredicto divulgado pelo TJCE, representa uma pequena vitória para a A22 Sports Management, empresa criada para auxiliar no lançamento da ESL
Reprodução: Site UEFA
Reprodução: Site UEFA
[category_info]

O Tribunal de Justiça Europeu (TJCE) emitiu uma decisão considerando que FIFA e UEFA agiram de maneira ilegal ao impedir a participação de clubes na Superliga Europeia (ESL).

O veredicto divulgado pelo TJCE, representa uma pequena vitória para a A22 Sports Management, empresa criada para auxiliar no lançamento da ESL. 

A A22 e seus apoiadores, levaram a FIFA e a UEFA aos tribunais, alegando a violação das leis de concorrência da União Europeia (UE) ao ameaçar sancionar clubes e jogadores que se envolvessem na ESL. A decisão do TJCE enfraquece a autoridade e os órgãos dirigentes do futebol.

A A22 Sports Management divulgou um vídeo explicando o formato da competição. O torneio contará com 64 clubes participantes em três níveis, confira o vídeo explicativo:

O TJCE determinou que as regras que sujeitam novos projetos de futebol à aprovação prévia dessas organizações são ilegais, e que as entidades estão abusando de uma posição dominante.

“As regras da FIFA e da UEFA que sujeitam novos projetos de futebol interclubes à aprovação prévia, como a Superliga, e que proíbem clubes e jogadores de participar dessas competições, são ilegais”, afirmou o TJE. A decisão destaca a falta de transparência, objetividade, não discriminação e proporcionalidade nas regras das entidades.

O tribunal destacou que as regras da FIFA e da UEFA não são transparentes, objetivas, não discriminatórias e proporcionais. Além disso, a decisão ressalta que as organizações têm controle exclusivo sobre os direitos comerciais das competições, o que restringe a concorrência.

A UEFA, em resposta, afirma que a decisão não valida a chamada “superliga” e destaca lacunas no quadro prévio da UEFA, já reconhecidas e resolvidas em 2022. A entidade está confiante na robustez de suas novas regras.

O caso foi levado ao TJCE pelos organizadores da ESL em junho de 2021, após o colapso do projeto em abril do mesmo ano. A competição proposta por 12 clubes de elite enfrentou rejeição generalizada no futebol europeu.

O projeto inicial da Superliga, que visava substituir a UEFA Champions League, foi lançado em abril de 2021, com a adesão inicial de 12 clubes. No entanto, nove desses clubes retiraram seu apoio rapidamente, deixando Real Madrid, Barcelona e Juventus como os únicos defensores públicos. 

O Manchester United divulgou hoje uma nota expressando o seu posicionamento contra a Superliga Europeia.

Confira o Press Release oficial.

Compartilhe:

publicidade

O Sports MKT é um grupo de comunicação especializado em negócios no esporte e marketing esportivo. Nosso propósito é entregar notícias e análises diárias sobre o mercado esportivo nacional e internacional.  Informar e inspirar nossos leitores sobre negócios no esporte.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

POST RECENTES

Sports MKT no Poder360 terá notícias sobre negócios do esporte
Figueirense lança camisa em homenagem aos 30 anos de título histórico
Clubes fazem ativações junto aos torcedores no Dia dos Namorados
NFL renova parceria com Sportsbreaks.com
Premier League e Football Manager anunciam parceria
Darwin Núñez fecha contrato com a Adidas