publicidade

Receitas de Patrocínio das franquias da NBA atingem US$1,66 Bilhão

O aumento representa 1,3% em relação a temporada anterior
Reprodução: Instagram Golden State Warriors
Reprodução: Instagram Golden State Warriors

Na temporada 2022/2023, a NBA e as 30 franquias arrecadaram cerca de US$1,66 bilhão com patrocínios, representando um aumento de 1,3% em relação à temporada anterior, em que arrecadou cerca de US$1,6 bilhão, segundo estudo da consultoria de patrocínio IEG. 

Entre as categorias de investimento em patrocínio, o setor de tecnologia liderou o caminho, seguido por criptomoedas e telecomunicações. Empresas como Sócios.com, Toyota, Verizon e Coca-Cola foram as que mais investiram, cada uma estabelecendo mais de 20 contratos.

Na NBA, todos os times usam Nike e têm o mesmo contrato em um acordo coletivo que foi acertado em 2015 e entrou em vigor na temporada 2017/18. O valor pelo acordo de oito anos foi de 1 bilhão de dólares, mais que o dobro que a antecessora Adidas pagava.  

A presença de patrocinadores nas camisas das equipes da NBA era proibida, desde a temporada 2017-2018, as camisas das franquias da NBA ganharam espaço localizado no canto superior, diferente do que estamos habituados a ver no futebol.  

Segundo dados da Forbes, na temporada 2021-2022, a NBA registrou um total de US$10 bilhões em receitas, recuperando-se após dois anos de prejuízos causados pela pandemia.

Devido a pandemia, as receitas, que em 2019 atingiram cerca de US$8,8 bilhões, tiveram uma redução para US$6,4 bilhões no ano de 2021. O retorno pós-pandemia foi marcado por um crescimento de 57% nas receitas, em comparação com os números de 2019, refletindo um aumento de 14%.

Confira agora uma lista com o patrocínio das franquias da NBA e quanto arrecadam:

A tabela possui apenas os contratos com os valores divulgados.

Outras equipes com seus respectivos patrocinadores incluem o San Antonio Spurs patrocinado pela “Self Financial”, o Sacramento Kings com a “Dialpad”, o Orlando Magic com patrocínio da “Disney”, o Chicago Bulls com patrocínio da “Motorola”, e o Houston Rockets sendo patrocinado pela “Credit Karma”.

Compartilhe:

publicidade

Vinícius Filgueira de Souza Rocha, 22 anos, atualmente sou jornalista do Sports MKT, um portal de notícias dedicado ao mercado de marketing esportivo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

POST RECENTES

Vitória do Bayer Leverkusen mostra que há luz no fim do túnel do futebol
New York Jets revela nova identidade visual
New York Jets revela novos uniformes "Legacy Collection" para a temporada 2024
Fórmula 1 anuncia retorno do GP da Austrália como corrida de abertura na temporada de 2025
Arsenal e PRIME lançam garrafa personalizada
Polêmica na distribuição de ingressos para a final da Liga Europa no Aviva Stadium