publicidade

PUMA expande sua inovação em reciclagem têxtil ao adotar a tecnologia RE:FIBRE

A partir de 2024, a tecnologia RE:FIBRE será incorporada em todos os uniformes de clubes e seleções de futebol patrocinados pela PUMA, substituindo o poliéster reciclado nas réplicas de camisas
Reprodução: Site Puma
Reprodução: Site Puma

A PUMA, uma das principais empresas esportivas, divulgou uma expansão de sua inovação em reciclagem têxtil, RE:FIBRE. A partir de 2024, a tecnologia RE:FIBRE será incorporada em todos os uniformes de clubes e seleções de futebol patrocinados pela PUMA, substituindo o poliéster reciclado nas réplicas de camisas.

Desde o lançamento do programa piloto em 2022, que incluiu a produção de roupas de treino recicladas para times de futebol parceiras da PUMA, a tecnologia RE:FIBRE foram utilizadas para criar réplicas dos uniformes da Suíça e Marrocos para a Copa do Mundo Feminina, além do terceiro uniforme do Girona na temporada 2023/24. 

Em 2024, as camisas oficiais de futebol da PUMA, incluindo as da Eurocopa e Copa América, serão fabricadas com materiais reciclados RE:FIBRE, provenientes de roupas velhas e resíduos de fábrica, em uma mudança significativa em relação à dependência anterior de garrafas plásticas recicladas.

A tecnologia RE:FIBRE da PUMA representa um compromisso em lidar com o desafio dos resíduos têxteis, oferecendo uma solução de reciclagem de longo prazo. Além de enfrentar essa questão, a tecnologia RE:FIBRE busca diversificar a principal fonte de poliéster reciclado na indústria da moda, diminuindo a dependência de garrafas plásticas transparentes.

O processo RE:FIBRE possui quatro etapas: 

  • Colete e classifique: Resíduos têxteis e outros materiais são coletados e classificados, incluindo produtos defeituosos.
  • Rasgue e misture: Os materiais coletados são triturados e misturados minimamente.
  • Dissolver, filtrar e polimerizar: O poliéster triturado é derretido e purificado dos corantes anteriores por meio de um processo de reciclagem química.
  • Derreta, gire, recorte e costure: Os polímeros recém-produzidos são fundidos para serem fiados e costurados, criando um tecido RE:FIBRE que pode ser reciclado continuamente.

A marca alemã intensifica seus investimentos em processos de fabricação eficientes em termos de recursos, visando reduzir os resíduos no setor.

Anne-Laure Descours, Diretora de Fornecimento da PUMA, destacou: “Nosso desejo é que 100% do poliéster de nossos produtos seja proveniente de resíduos têxteis. O acúmulo desses resíduos em aterros sanitários representa um risco ambiental. Repensar a forma como produzimos e avançar para um modelo de negócio mais circular é uma das grandes prioridades da nossa estratégia de sustentabilidade.”

A fim de tornar o processo técnico do RE:FIBRE mais acessível ao consumidor, a PUMA utilizou imagens geradas por computador para narrar visualmente o processo, desde a coleta até a criação.

Esse tipo de comunicação surge em resposta à pesquisa realizada pela PUMA, indicando que 71% da juventude sente que suas vozes não estão sendo ouvidas em questões ambientais. Esses jovens expressaram o desejo de ver as marcas assumindo mais compromissos, comunicando melhor seus objetivos e sendo mais transparentes.

Como parte desse compromisso de comunicação aprimorada, a PUMA lançou o podcast RE:GEN REPORTS em junho de 2023, buscando tornar as informações de seu Relatório de Sustentabilidade mais acessíveis a geração Z.

O trabalho contínuo da PUMA na área de sustentabilidade é evidenciado pela melhoria em sua classificação no Índice de Sustentabilidade Global 100 da Corporate Knight, subindo da 77ª para a 47ª posição. 

Confira o anuncio oficial.

Compartilhe:

publicidade

O Sports MKT é um grupo de comunicação especializado em negócios no esporte e marketing esportivo. Nosso propósito é entregar notícias e análises diárias sobre o mercado esportivo nacional e internacional.  Informar e inspirar nossos leitores sobre negócios no esporte.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

POST RECENTES

Sports MKT no Poder360 terá notícias sobre negócios do esporte
Figueirense lança camisa em homenagem aos 30 anos de título histórico
Clubes fazem ativações junto aos torcedores no Dia dos Namorados
NFL renova parceria com Sportsbreaks.com
Premier League e Football Manager anunciam parceria
Darwin Núñez fecha contrato com a Adidas