O presidente da Serie A, Lorenzo Casini, confirmou que a liga está explorando a possibilidade de realizar jogos no exterior, citando os EUA e a Índia como possíveis anfitriões.
A liga ainda não realizou jogos da temporada regular fora da Itália, mas Casini afirma que a liga está considerando a possibilidade de levar uma semana inteira de jogos para o exterior.
“É algo que estamos avaliando, com prós e contras”, disse Casini aos repórteres. “O primeiro, obviamente, diz respeito aos fãs que poderiam perder um dia. O local ainda seria a ser determinado. Além disso, no momento, não seria possível sem autorização da Fifa e da Uefa.”
“Num futuro próximo, os Estados Unidos poderiam ser um lugar onde faria sentido ir, pensando em seus investimentos para a Copa do Mundo de 2026”, disse Casini. “E há também a Índia, onde não iremos jogar críquete, mas é um novo mundo e tivemos um campeão como Del Piero que tentou jogar lá.”
Enquanto a final da Supercopa Italiana foi assistida por quase um público lotado em Riad, as semifinais atraíram uma audiência significativamente menor, com estádios vazios. No entanto, Casini insistiu que os clubes expressaram sua satisfação com o novo formato, embora tenha admitido que há espaço para melhorias.
Ele também defendeu a decisão de realizar jogos na Arábia Saudita, citando a capacidade da liga de formar relações “diplomáticas” com o Oriente Médio.
“A Arábia Saudita se tornou um país de referência há vários anos, e, ao observar o que o país está fazendo em vista da Expo 2030 e da Copa do Mundo de 2032, foi um momento importante estar lá”, acrescentou. “Quanto à Serie A, não olhamos apenas para o mercado árabe.”
“Há a possibilidade de criar visibilidade e relacionamentos que não são apenas comerciais, mas que podem se tornar diplomáticos. O mercado árabe nos pediu para trazer a tradição, notoriedade e talento do futebol italiano para o país deles, e acredito que é isso que aconteceu.”