Uma intensa disputa pela aquisição do clube de futebol italiano AS Roma está ocorrendo entre o Fundo Público de Investimento Saudita (PIF) e o investidor privado saudita Turki Alalshikh, conforme relato do LaRepubblica.
Após a saída de José Mourinho há algumas semanas, o The Friedkin Group, proprietário americano da Roma, está ponderando uma proposta arábe que abrange uma mudança completa de propriedade, patrocínios e o financiamento de um novo estádio. Segundo informações, pelo menos uma oferta de aproximadamente US$1,1 bilhão já foi apresentada.
Os laços entre o futebol italiano e os investimentos sauditas fortaleceram-se ao longo da última década, com várias finais da Supertaça de Itália realizadas em Jeddah e Riade. Em janeiro, o Inter venceu o Napoli por 1 a 0 no Al-Awaal Park, conquistando o oitavo título da Supercoppa em um torneio que incluiu a Fiorentina e a Lazio.
Vale lembrar que em 2021, o PIF adquiriu uma participação de 80% no Newcastle United e 75% dos clubes da Saudi Pro League, incluindo Al Ahli SC, Al Ittihad, Al Hilal e Al Nassr de Cristiano Ronaldo. Avaliado em US$ 700 milhões, o PIF atraiu grandes nomes do futebol para a SPL, como Sadio Mané, Sergej Milinković-Savić e o vencedor da Bola de Ouro Karim Benzema.