A Ligue 1 anunciou um novo emblema para os artilheiros da competição chamado: “S1”. Esse novo emblema será utilizado pelos principais goleadores durante a temporada. Desenvolvido pelo estúdio Tyrsa, que já participou de colaborações com marcas renomadas como Dior, Louis Vuitton e Moncler. O emblema foi estreado na última rodada do campeonato francês, usado pelo jogador francês Kylian Mbappe, do Paris Saint Germain, que lidera o campeonato com 13 gols.
Batizado de S1, o emblema é uma combinação das palavras “scoreur” (artilheiro), com o número 1, simbolizando o primeiro lugar. Com um design hexagonal, inspirado no logotipo da Ligue 1, apresenta um fundo dourado e uma fusão elegante das letras ‘S’ de “scoreur” e ‘1’, formando um circuito que representa a corrida entre os artilheiros.
⏳ Des décennies de compétition acharnée entre buteurs ⌛️
— Ligue 1 Uber Eats (@Ligue1UberEats) November 23, 2023
🇫🇷 Un nouveau titre à la hauteur de cette quête 🏆
✍️ Un badge unique designé par @TyrsaMisu 👨🎨
#S1 #TopScoreur pic.twitter.com/YOoAoVvkZO
O emblema será estampado na parte de trás da camisa. Caso Mbappé seja ultrapassado por Akor Adams, o segundo na artilharia do campeonato com 7 gols, o novo artilheiro terá o direito de exibir o emblema na rodada seguinte e durante o período em que for o artilheiro da competição. Em caso de empate na liderança, ambos os jogadores poderão utilizar o emblema.
Essa iniciativa não é novidade na Europa, a Série A italiana introduziu o emblemas semelhantes na temporada 2019-2020, destinados aos melhores jogadores em diferentes posições. Cristiano Ronaldo, na época da Juventus, optou por não utilizar o patch, mostrando seu respeito pelos companheiros.
Outro exemplo semelhante ocorre na Bélgica, onde o artilheiro da Jupiler Pro League exibe um tour dourado nas costas, símbolo do patrocinador da liga, ao lado da numeração.