A Liberty Media, proprietária da Fórmula 1 desde 2017, anunciou a aquisição da MotoGP em um negócio de US$ 4,2 bilhões. Com essa aquisição, a Liberty terá uma participação de 86% na série de motociclismo da Dorna Sports, enquanto a administração atual manterá 14% de participação.
O MotoGP é considerado a classe mais alta do motociclismo e realiza 22 corridas em 18 países na temporada de 2024. A próxima corrida é o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, Texas, em 14 de abril.
Além do MotoGP, a Dorna detém os direitos exclusivos das séries de alimentação Moto2 e Moto3, bem como da MotoE, do Campeonato Mundial de Superbike e do Campeonato Mundial Feminino de Motociclismo da FIM.
O negócio está sujeito à recepção de autorizações e aprovações de diversas autoridades de concorrência e direito de investimento estrangeiro, e espera-se que seja concluído até o final de 2024.
“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de ativos líderes em desporto e entretenimento ao vivo com a aquisição do MotoGP”, disse Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media. “O MotoGP é uma liga global com uma base de fãs leais e entusiasmados, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo de caixa. Carmelo e sua equipe administrativa construíram um grande espetáculo esportivo que podemos expandir para um público global mais amplo. O negócio tem vantagens significativas e pretendemos fazer crescer o desporto para os fãs do MotoGP, equipas, parceiros comerciais e os nossos acionistas.”
“Este é o próximo passo perfeito na evolução do MotoGP e estamos entusiasmados com o que este marco traz à Dorna, ao paddock do MotoGP e aos fãs das corridas”, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna. “Estamos orgulhosos do desporto global que desenvolvemos e esta transação é uma prova do valor do desporto hoje e do seu potencial de crescimento. A Liberty tem um histórico incrível no desenvolvimento de activos desportivos e não poderíamos desejar um parceiro melhor para expandir a base de fãs do MotoGP em todo o mundo.”