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LALIGA é showcase de marketing no mundo

Uma comparação do faturamento dos times das ligas em relação ao mercado publicitário do país
Reprodução Vini Jr Instagram
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A LA LIGA, a liga espanhola de futebol, pode ser considerada um showcase global, na comparação com as demais ligas do futebol mundial.

Estudo financeiro da Sports Value analisou as receitas comerciais dos times pertencentes às ligas de cada país e sua comparação ao mercado publicitário do país.

Receitas de Marketing – Ligas- US$ milhões

Arte Sports MKT

A LALIGA gerou em 2023 US$929 milhões em receitas de marketing, a Bundesliga US$1,4 bilhão e a Premier League US$2,1 bilhões.

Mesmo com PIB menor, e menor poder de consumo, a LALIGA se destaca, muito pela força da dupla Madrid/Barça, mas também pelo crescimento em marketing de muitos outros times.

A Liga espanhola como um todo investe em uma atuação global e resultados são incontestáveis.

Comparação com o mercado publicitário

Análise procura mostrar quanto cada liga, por meio de seus times, representam do mercado publicitário., quanto maior o índice, maior a eficiência da liga.

Na média das ligas analisadas o percentual é de 5%, do volume gerado em patrocínios e licenciamento pelos times, em relação ao mercado publicitário.

Receitas de Marketing das Ligas / Mercado publicitário do país – Em %

Arte Sports MKT

LALIGA obteve 14% nesse índice, Liga Portuguesa 10%. O Brasil com apenas 2% precisa dobrar, para alcançar a média mundial.

A paixão pelo futebol do espanhol, somado ao projeto de expansão da liga, fez dela o maior showcase global, com forte expansão em diferentes e importantes mercados do mundo.

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Amir Somoggi, 48 anos, diretor da Sports Value, especializada em marketing esportivo, gestão de clubes e valuation. Administrador de empresas formado pela ESPM -SP, especializado em Gestão Esportiva pela FGV-SP e pós-graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona, Espanha. Consultor de marketing e gestão esportiva com mais de 20 anos de experiência em projetos de planejamento estratégico, estruturação de estratégias de marketing e comunicação, branding, patrocínios/ativações, ROI com patrocínios, viabilidade econômico-financeira, desenvolvimento de business plan e Valuation de clubes. Profundo estudioso da Football Industry da Europa e sua aplicabilidade ao mercado latino-americano de futebol. Foco sempre foi a disseminação de conhecimento e defesa de boas práticas de gestão corporativa no esporte brasileiro Precursor no país das análises financeiras e de marketing dos clubes, com centenas de estudos publicados no Brasil e exterior.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

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