Os jogadores de futebol americano universitário têm agora a oportunidade de se unir ao EA Sports College Football 25, conforme revelado pela empresa. O novo jogo altamente esperado tem sua estreia planejada para o meio do ano. Este anúncio marca um retorno significativo após quase uma década sem jogos esportivos universitários.
Os jogadores universitários que forem selecionados pela EA, e aderirem a ter sua face no jogo, receberão um incentivo financeiro de US$600, uma cópia gratuita do jogo, e a chance de ampliar seus ganhos através de outras oportunidades.
Segundo a ESPN, o jogo contará com até 85 jogadores de futebol por escola, abrindo também a possibilidade para que atletas de outros esportes recebam remuneração por trabalhos promocionais.
Um dos diferenciais do jogo será a possibilidade de manter os jogadores ao longo de suas carreiras, inclusive durante transferências, desde que permaneçam nos elencos das equipes. O pagamento será anual, a menos que os jogadores optem por não participar.
Vale destacar que esses acordos costumam ser negociados com sindicatos, não com jogadores individuais, o que gera complexidades para a EA. Em junho, uma empresa de licenciamento do grupo NIL moveu uma ação judicial contra a EA, alegando que a empresa estava evitando seus acordos com escolas ao trabalhar diretamente com os atletas. A OneTeam Partners intermediou o acordo em nome dos atletas nesse caso, embora a ação tenha sido retirada em dezembro.