publicidade

Impacto do rebaixamento para as finanças do Santos

O Santos foi rebaixado na última quarta-feira na rodada final do Brasileirão contra o Fortaleza
Reprodução Instagram Santos
[category_info]

Um dos pesadelos mais temidos por qualquer clube de futebol de renome é o rebaixamento. Quando um gigante da primeira divisão se vê caindo, o impacto vai muito além das quatro linhas e atinge diretamente as finanças da instituição. A seguir, exploramos como um rebaixamento pode ser desastroso, principalmente no aspecto financeiro, para um clube de grande porte, como é o caso do Santos que foi rebaixado na noite da última quarta-feira na última rodada do Brasileirão.

No final de 2022, o Santos encerrou o ano com receitas totalizando R$ 342 milhões, sendo uma parcela substancial de R$ 145 milhões proveniente dos direitos de transmissão. Entretanto, com o rebaixamento para a Série B, projeções apontam para uma queda acentuada nesse valor. Estima-se que a receita de TV do Santos para 2024 será reduzida pela metade, atingindo aproximadamente R$ 55 milhões.

Fazendo um paralelo com o Grêmio, que foi rebaixado, voltou para a elite do futebol brasileiro, e fez um bom campeonato em 2023, o clube gaúcho vivenciou em 2022 uma queda dramática de 57% em suas receitas de TV após o rebaixamento, representando uma diminuição absoluta de R$ 118 milhões. Esse impacto é substancial e destaca a vulnerabilidade financeira que acompanha a mudança para uma liga inferior. No entanto, o Grêmio demonstrou resiliência ao enfrentar esse desafio, encontrando alternativas para compensar as perdas.

Enquanto as receitas de TV foram fortemente afetadas, o Grêmio conseguiu encontrar soluções criativas em outras áreas. O clube investiu em estratégias de marketing, buscando maximizar a visibilidade e o engajamento com os torcedores. Além disso, o Grêmio manteve um equilíbrio notável ao fortalecer a participação de sócios, demonstrando a importância de cultivar e manter uma base de torcedores comprometidos, mesmo em tempos difíceis.

O caso do Grêmio destaca a necessidade de diversificação nas fontes de receita e a importância de estratégias eficazes de marketing e envolvimento com a comunidade de torcedores para mitigar os efeitos negativos do rebaixamento.

É importante ressaltar que o Santos irá encontrar ainda mais dificuldades no caminho para voltar a elite, pois o clube antecipou R$30 de R$40 milhões de reais que seriam obtidos durante o Campeonato Paulista para quitar salários atrasados, além do clube não ter se classificado para a Copa do Brasil, que é uma das competições que mais premia no futebol brasileiro.

Compartilhe:

publicidade

Amir Somoggi, 48 anos, diretor da Sports Value, especializada em marketing esportivo, gestão de clubes e valuation. Administrador de empresas formado pela ESPM -SP, especializado em Gestão Esportiva pela FGV-SP e pós-graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona, Espanha. Consultor de marketing e gestão esportiva com mais de 20 anos de experiência em projetos de planejamento estratégico, estruturação de estratégias de marketing e comunicação, branding, patrocínios/ativações, ROI com patrocínios, viabilidade econômico-financeira, desenvolvimento de business plan e Valuation de clubes. Profundo estudioso da Football Industry da Europa e sua aplicabilidade ao mercado latino-americano de futebol. Foco sempre foi a disseminação de conhecimento e defesa de boas práticas de gestão corporativa no esporte brasileiro Precursor no país das análises financeiras e de marketing dos clubes, com centenas de estudos publicados no Brasil e exterior.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

POST RECENTES

Sports MKT no Poder360 terá notícias sobre negócios do esporte
Figueirense lança camisa em homenagem aos 30 anos de título histórico
Clubes fazem ativações junto aos torcedores no Dia dos Namorados
NFL renova parceria com Sportsbreaks.com
Premier League e Football Manager anunciam parceria
Darwin Núñez fecha contrato com a Adidas