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Fornecedoras de materiais esportivos no Campeonato Brasileiro 2024

Uma análise da distribuição de marcas e clubes
Arte: Sports MKT
Arte: Sports MKT

No Campeonato Brasileiro de 2024, as fornecedoras de materiais esportivos estão distribuídas entre os clubes de forma diversificada, refletindo a pluralidade e a competitividade do cenário futebolístico nacional.

Arte: Sports MKT

Dentre as marcas presentes, a Adidas lidera em termos de representação, com quatro clubes associados, o que corresponde a aproximadamente 15.38% do total de times participantes. Estes clubes são: Atlético Mineiro, Internacional, Cruzeiro e Flamengo.

Logo em seguida, aparecem Umbro e Volt, ambas com três clubes cada, representando cerca de 11.54% da participação total cada uma. Para a Umbro, estão ligados os clubes Grêmio, Fluminense e Athletico Paranaense, enquanto a Volt fornece material esportivo para Fortaleza, Vitória e Criciúma.

O Fortaleza, apesar de ter contrato com a Volt, expõe uma marca própria em seus uniformes.

As marcas New Balance e Kappa aparecem em seguida, ambas fornecendo materiais esportivos para dois clubes cada. New Balance está presente nos uniformes de São Paulo e Red Bull Bragantino, enquanto Kappa veste Vasco da Gama e Cuiabá. Isso representa aproximadamente 7.69% de participação para cada uma dessas marcas.

Por sua vez, 19Treze e Dragão fornecem material esportivo para Juventude e Atlético Goianiense, respectivamente. Cada uma dessas marcas representa aproximadamente 7.69% da participação total.

O Red Bull Bragantino vai iniciar o campeonato com os uniformes produzidos pela New Balance na ultima temporada, apesar de não ter mais contrato e ainda ter uma indefinição da próxima fornecedora.

As demais fornecedoras, PUMA, Nike, Reebok e Esquadrão, estão associadas a apenas um clube cada, representando cerca de 3.85% da participação total para cada marca. Respectivamente, esses clubes são Palmeiras, Corinthians, Botafogo e Bahia.

Essa distribuição demonstra não apenas a variedade de marcas presentes no mercado brasileiro de materiais esportivos, mas também a complexa relação entre os clubes e suas fornecedoras, cada uma buscando oferecer o melhor em termos de qualidade e design para os uniformes dos times.

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Victor Boscato, 21 anos, jornalista, atua no mercado esportivo há 3 anos. Trabalhou como redator do Denarius e São Paulo Para Crianças.Trabalha na Neo Brands atualmente e atua como estagiário dessa agência de publicidade brasileira com foco em marketing esportivo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

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