A Fórmula 1 anunciou uma nova extensão de cinco anos para o Grande Prêmio do Japão, garantindo que o Circuito de Suzuka permanecerá no calendário até 2029. O circuito, famoso por suas 18 curvas, inclui as icônicas curvas ‘S’.
O novo contrato leva o Grande Prêmio do Japão de volta ao calendário em abril de 2024, uma mudança entre as corridas na Austrália e na China. Essa reorganização faz parte dos esforços da Fórmula 1 de otimizar o calendário, promovendo eficiência e reduzindo as distâncias percorridas pelas equipes, alinhando-se com a meta de se tornar carbono zero líquido até 2030.
O novo horário também proporcionará uma nova experiência aos fãs, já que coincidirá com a temporada de cerejeiras em flor, permitindo que desfrutem das corridas e testemunhem um espetáculo natural emblemático. Em 2023, o Grande Prêmio do Japão atraiu mais de 222.000 apaixonados durante o fim de semana de corrida, um aumento em relação aos 200.000 em 2022.
Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, expressou sua satisfação com a extensão do contrato, destacando a importância de Suzuka como um circuito especial e agradecendo ao promotor e à equipe da Honda MobilityLand pelo apoio aos esforços de racionalização do calendário.
Tsuyoshi Saito, presidente e diretor representante da Honda Mobilityland Corporation, acrescentou: “Estou satisfeito por podermos continuar a acolher o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 no Circuito de Suzuka a partir de 2025. Gostaria de expressar nossa sincera gratidão ao Sr. Stefano Domenicali e outros membros relacionados da Fórmula 1.