publicidade

Fluminense superior ao Boca Juniors. A final da Libertadores em números

O Boca sai atrás do Fluminense devido a situação econômica da Argentina
Reprodução: Instagram Libertadores
[category_info]

A Final da Libertadores de 2023 tem times com receitas parecidas, o Fluminense registrou R$347 milhões em 2022, enquanto o Boca Juniors faturou R$311 milhões no mesmo período. Em virtude da situação econômica da Argentina, o finalista argentino equivale aproximadamente ao clube com a 9ª maior receita do Brasil, que é o próprio Fluminense de acordo com a Sports Value.

A diferença do mercado de TV brasileiro (infinitamente maior que o Argentino) ajuda o Fluminense, que em 2022 faturou R$151 milhões contra R$41 milhões do Boca Juniors.

O Boca gasta bem menos com futebol, pois vive de um orçamento mais austero, devido a situação do país, concentrando a principal força na sua torcida, com uma gigantesca receita de sócios, bilheteria, patrocínios e vendas de produtos, arrecadando 112 milhões dessas fontes.

Já o Fluminense faturou mais com vendas de atletas (R$94 milhões) além dos altos valores de TV. A marca do Flu tem alto potencial entre os mais ricos,(chega a triplicar nesse público) e clube pouco explora esse diferencial. Receitas com sócios são baixas (R$22 milhões), e o estádio podia faturar mais.

O Tricolor carioca gasta bem mais que o Boca, e viabiliza isso com empréstimos, bem maiores que o finalista argentino.

Confira os números completos dos finalistas da Libertadores 2023:

Compartilhe:

publicidade

Amir Somoggi, 48 anos, diretor da Sports Value, especializada em marketing esportivo, gestão de clubes e valuation. Administrador de empresas formado pela ESPM -SP, especializado em Gestão Esportiva pela FGV-SP e pós-graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona, Espanha. Consultor de marketing e gestão esportiva com mais de 20 anos de experiência em projetos de planejamento estratégico, estruturação de estratégias de marketing e comunicação, branding, patrocínios/ativações, ROI com patrocínios, viabilidade econômico-financeira, desenvolvimento de business plan e Valuation de clubes. Profundo estudioso da Football Industry da Europa e sua aplicabilidade ao mercado latino-americano de futebol. Foco sempre foi a disseminação de conhecimento e defesa de boas práticas de gestão corporativa no esporte brasileiro Precursor no país das análises financeiras e de marketing dos clubes, com centenas de estudos publicados no Brasil e exterior.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

POST RECENTES

Sports MKT no Poder360 terá notícias sobre negócios do esporte
Figueirense lança camisa em homenagem aos 30 anos de título histórico
Clubes fazem ativações junto aos torcedores no Dia dos Namorados
NFL renova parceria com Sportsbreaks.com
Premier League e Football Manager anunciam parceria
Darwin Núñez fecha contrato com a Adidas