As franquias da NFL têm divulgado em suas redes sociais o calendário com as partidas que serão disputadas ao longo da temporada 2024/2025. As equipes produziram conteúdos especiais para as publicações referentes às suas próprias agendas. Com o início do torneio em setembro e o final em fevereiro, a janela entre as temporadas regulares da NFL é de, em média, seis meses, o que torna necessário a execução de ações inovadoras para manter o engajamento dos fãs.
A relação entre entretenimento e esportes americanos já tem se mostrado eficaz há décadas, com o Super Bowl, que é a decisão da liga, como grande exemplo. Shows com artistas badalados, propagandas de marcas expressivas e parcerias marcam o evento, que é um dos maiores espetáculos esportivos do mundo. Na final entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, no ano passado, a audiência chegou a 124,3 milhões, número recorde na TV americana.
Para Renê Salviano, CEO da Heatmap, agência de Marketing esportivo, o crescimento gradual da NFL se deve ao esforço das equipes e liga para manter o público interessado no esporte.
“O entretenimento nos esportes americanos mantém o público conectado ao show. Grande parte do marketing relacionado às franquias e a própria liga passam pela adaptação ao momento vivido. Nos últimos anos, a NFL tem sido especialista nisso. A evolução digital e a migração para as mídias sociais são situações que o esporte teve de passar, e, pelos recentes resultados, têm demonstrado um bom progresso”, diz Renê.
As franquias têm aproveitado essa grande visibilidade, juntamente com as tendências das redes sociais, para explorar e alimentar o desejo dos fãs pelo esporte, especialmente neste momento de escassez de jogos.
O New England Patriots, a terceira maior base de fãs de um time da NFL no Brasil, segundo pesquisa divulgada pela liga, entrou na onda, e fez a divulgação de seu calendário de um jeito especial. Para a publicação da agenda da equipe em 2024, a franquia juntou três de seus ex-atletas mais famosos, Rob Gronkowski, Julian Edelman e Ernie Adams em um “trailer” do filme “Good Jules Hunting”.
Green Bay Packers e Philadelphia Eagles, que se enfrentarão no Brasil na primeira partida da liga no país, também têm apostado em vídeos e publicações divertidas para empolgar os fãs na pré-temporada. Os “cabeças de queijo” realizaram postagens pré divulgação do calendário, em sua maioria com pequenos vídeos divertidos com os jogadores da equipe. Já o time de Philly publicou um vídeo com o título “Super fãs reagem à nossa programação”. No conteúdo, diferentes tipos de torcedores são submetidos a um teste de Rorschach – feito para examinar as características da personalidade e o funcionamento emocional do paciente -, que é feito a partir das imagens dos times que a equipe enfrentará, aplicado por um suposto “psicólogo”.
O atual campeão Kansas City Chiefs também não tem ficado de fora das tendências. A equipe que, no ano anterior, figurou entre os times da liga mais comentados, em especial pelo relacionamento do jogador Travis Kelce com a cantora Taylor Swift, produziu um “reels” seguindo a tendência viral dos vídeos da prensa hidraúlica. No conteúdo, a franquia, representada pela prensa, “esmaga” os adversários que enfrentarão ao longo das semanas.
Seguindo uma estética alternativa, o Seattle Seahawks tem ido por um caminho diferente. A equipe publicou conteúdos especiais desde a divulgação dos oponentes que irão enfrentar na temporada. A equipe escolheu a temática de heróis e vilões para cativar os torcedores. Em suas postagens, o time relacionou seus adversários a grandes antagonistas do mundo pop, enquanto fez o inverso com seus jogadores, que foram vinculados aos protagonistas.