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Engajamento nas redes sociais: clubes apostam na criatividade para anunciar novos jogadores durante a janela de transferências

De cachorro quente e super-herói a cubo mágico: alusões são estratégia para equipes diferenciarem-se no ambiente virtual
Mídias
Reprodução: Instagram Fortaleza

Na era das redes sociais, os clubes de futebol têm marcado presença no meio para se comunicar cada vez mais com os torcedores. Neste ambiente é comum observar as equipes se valerem de brincadeiras, memes e alusões. E para, anunciar as novas contratações, alguns dos principais clubes também têm se utilizado um caminho semelhante, em que predomina a criatividade para apresentar ao torcedor os novos reforços.

O Fortaleza é uma das equipes que mais tem utilizado esta estratégia. Na última quinta-feira (8), por exemplo, o clube publicou nas redes sociais um vídeo em que funcionários e torcedores tricolores experimentavam e aprovavam um cachorro quente chileno, para depois fazer referência ao zagueiro Benjamín Kuscevic, o “cão de guarda” chileno.

Já em outras oportunidades, o clube também aproveitou-se da criatividade, como para anunciar o goleiro Santos, em janeiro, apresentando-o em vídeo como um super-herói da “Roliude Nordestina”, com características como poder voar, ter super velocidade e possuir olhos de águia. Já o zagueiro Tomi Cardona, também contratado para este ano, foi anunciado em vídeo publicado pelo clube como o xerife da “Laion Ville”. CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, destaca a importância de utilizar-se as redes sociais para ampliar o vínculo com os torcedores:

“É preciso fazer com que a nossa torcida esteja cada vez mais próxima da gente, mesmo nos dias em que não há jogos. E as redes sociais são um ótimo caminho para isso. São fundamentais para gerar interação com o público, podendo explorar conteúdos como o tratamento de pautas sociais, revelar bastidores dos treinamentos, exibir ativações da instituição, entre outros. Por isso, sabemos da importância em ter uma equipe apta a produzir conteúdos de qualidade, que gerem bons índices de engajamento”, analisa.

Outras das equipes que apostou na criatividade ao anunciar um atleta foi o Atlético-MG, que, minutos antes de comunicar a torcida sobre a contratação de Gustavo Scarpa, publicou um vídeo em que um jogador aparecia montando um cubo mágico – um dos hobbies com os quais o meio-campista se identifica – até formar o símbolo do clube. Já o São Paulo, por sua vez, anunciou o atacante Ferreira com uma série de imagens dele quando criança, vestindo a camisa do São Paulo, para destacar que o atleta “sempre foi Tricolor”.

“Além da preocupação em relação à qualidade das publicações, há também uma estratégia por trás da criação para envolver audiência em um ambiente tão competitivo como as redes sociais”, analisa Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa especializada em marketing e patrocínio.

Já o Bahia, clube ativo durante esta janela de transferências, produziu um mini-clipe para apresentar o meia Éverton Ribeiro, em que que destaca a força do estado, tanto como polo cultural, quanto por ressaltar a escolha do atleta pelo clube, ao enfatizar no post a frase: “Pensar grande é pensar fora do eixo”. Reginaldo Diniz, CEO da End to End, contratada pelo clube como agência criativa de conteúdos e re-branding para as propriedades de conexão com o torcedor e o sócio-torcedor, destaca esta ação realizada em conjunto com o clube, além de projetar as expectativas pelas entregas nos canais de relacionamento:

“Esperamos conseguir suportar e apoiar o planejamento estratégico do clube com a criação de conteúdos que possam impulsionar a paixão e a conexão do torcedor com o Bahia, através de diversas iniciativas e experiências que possam ser transformados em cases de sucesso”, afirma.

Texto: Press FC Assessoria.

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