publicidade

Presidente da CBF é removido do cargo

A decisão acabou de acontecer em determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ)
Reprodução: Flickr CBF
Reprodução: Flickr CBF

Ednaldo Rodrigues acaba de ser retirado do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

A decisão judicial também estabeleceu que José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), assuma a presidência da CBF pelos próximos 30 dias, sendo encarregado de conduzir uma nova eleição na entidade.

A fundamentação da decisão do TJ-RJ repousa na ilegalidade de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que culminou na eleição de Ednaldo como presidente da CBF em 2022. O ex-presidente ainda tem o direito de recorrer.

O caso teve origem em 2017, quando o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) questionou na Justiça as alterações nas regras eleitorais da CBF, realizadas sem a participação dos clubes. Essas mudanças resultaram na eleição de Rogério Caboclo como presidente em 2019. Caboclo foi afastado em julho de 2021 por denúncias de assédio, e Ednaldo Rodrigues assumiu, assinando um TAC com o MP-RJ no início de 2022.

O TAC estabelecia novas regras eleitorais, supostamente encerrando a ação do Ministério Público. Contudo, a recente decisão do TJ-RJ invalidou o TAC, levando à destituição de Ednaldo da presidência da CBF. O processo considerou o acordo inválido e, consequentemente, a eleição de Ednaldo foi anulada.

Compartilhe:

publicidade

Victor Boscato, 21 anos, jornalista, atua no mercado esportivo há 3 anos. Trabalhou como redator do Denarius e São Paulo Para Crianças.Trabalha na Neo Brands atualmente e atua como estagiário dessa agência de publicidade brasileira com foco em marketing esportivo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

POST RECENTES

Polêmica na distribuição de ingressos para a final da Liga Europa no Aviva Stadium
Brentford FC inova com tecnologia de dados em seu estádio
Stuttgart celebra modernização da MHP Arena
Umbro e Santos revelam uniformes para 2024 com homenagem à Vila Belmiro
Vasco anuncia novo uniforme para a temporada 2024 com homenagem a Roberto Dinamite
Premier League terá novas regras financeiras após votação unânime dos clubes