A CONMEBOL anunciou a mais nova bola que será usada na Copa América de 2024 e o mascote da competição durante o sorteio da fase de grupos do torneio, realizado em Miami.
A nova bola da Puma recebeu o nome de “Cumbre”, em homenagem às cadeias de montanhas que percorrem todo o continente americano, simbolizando a busca pela excelência no futebol da região.
O design da bola é uma representação do próprio mapa do continente, com 16 linhas que correspondem ao número total de países participantes. A proposta da bola é unir as nações em uma competição para celebrar a diversidade no torneio de seleções.
Além do novo seu design, a PUMA Cumbre oferece tecnologia de ponta, certificada pela FIFA Quality Pro, garantindo o mais alto padrão de desempenho. Com 12 painéis selados e costuras ampliadas, a bola proporciona equilíbrio de peso e efeitos aerodinâmicos. A válvula PAL (PUMA Air Lock) assegura uma retenção de ar confiável.
A mascote oficial escolhido para representar a Copa América 2024 é uma águia denominada “CAPITÁN”. A escolha do mascote não é apenas uma representação visual, mas uma junção simbólica da paixão sul-americana pelo futebol com a vibrante atmosfera americana.
A escolha estratégica da águia como mascote não foi aleatória. A CONMEBOL considerou cuidadosamente a simbologia de liderança e nobreza associada à águia, transmitindo valores que ressoam com a essência e o espírito da competição.