Joan Laporta, presidente do Barcelona, anunciou no primeiro episódio do “Podcast do Joan Laporta” na Barça Studios, que o clube planeja encerrar sua parceria com a Nike a partir da próxima temporada. A marca de equipamentos esportivos tem sido associada ao clube desde 1998.
“Com base em violações que consideramos significativas, comunicamos à Nike nossa decisão de rescindir o contrato. Eles tiveram um prazo de 45 dias para nos compensar, o que não ocorreu”, declarou o presidente.
Laporta também revelou que, após o incidente, a Nike tentou apresentar uma nova proposta, supostamente melhorada, porém não atendia às exigências do Barcelona: “Apesar dos esforços para melhorar o contrato, as condições oferecidas não são satisfatórias para nós, pois sabemos que o mercado oferece mais”.
As aspirações de Laporta são elevadas. O presidente do clube catalão está confiante em garantir “o melhor contrato do mundo” para a equipe, que atualmente ocupa o segundo lugar no Campeonato Espanhol, com 64 pontos, logo atrás do maior rival, Real Madrid.
“Seria mais simples continuar com a Nike com um contrato abaixo das expectativas do mercado. Porém, às vezes, a solução mais simples não é a melhor para o clube”, acrescentou.
Por fim, Laporta revelou que está explorando todas as opções disponíveis e não está com pressa para fechar um acordo com uma nova marca. A Puma é a principal interessada em fabricar os uniformes do clube catalão. Outra alternativa que foi comentada recentemente seria o Barcelona lançar sua própria marca.