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Barça X Madrid, a partida mais esperada do ano!

No próximo sábado (28/10) às 11:15 teremos mais um “El Clasico”, confronto entre Barcelona x Real Madrid, o jogo mais esperado do ano, audiência do jogo vale uma competição inteira.
Reprodução Site La Liga
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A partida já chegou a ter 650 milhões de espectadores em mais de 180 países no Mundo, de acordo com o jornal Marca.

Quando mais países transmitem em TV aberta, maior o impacto, e quando fica exclusivo para TV fechada e streaming, é menor o volume.

Cada partida recebe o credenciamento de cerca de 600 jornalistas.

Separamos alguns dados recentes relevantes dos dois gigantes.

Enorme impacto das receitas

A dupla encerrou 2022 com receitas conjuntas de €1.4 bilhão. Não há nenhum outro confronto que represente tanto dinheiro no mundo do esporte. E pode chegar aos €1.7 bi em 2023.

Receitas em € milhões

Gráfico, Gráfico de linhasDescrição gerada automaticamente

O Real já apresentou as receitas de 2023, €843 milhões, o Barça chegou aos €800 milhões.

Para cada €1.000 produzidos na Espanha € 1 é proveniente da dupla. Em 2003 era €0.40

Marketing em alta

O Real Madrid apresentou o maior valor da história, com receitas em 2022-23 de €843 milhões, deste total quase €360 milhões em receitas comerciais. Clube merengue atingiu a marca de 500M de seguidores em redes sociais.

Reprodução Site Real Madrid

O Barcelona também bateu recorde de receitas comerciais, atingindo pela primeira vez um total de €351 milhões, sendo 200 milhões em patrocínios. Já são 32 marcas associadas ao clube.

Reprodução Site Spotify

Patrocinadores de alta qualidade gerando valor

Um dos pontos altos dos dois gigantes é terem patrocinadores que realmente contribuem para o clube.

Real Madrid conta com quase 40 patrocinadores, muitos deles investem muito promovendo a marca, associado ao clube, como os casos exitosos da Adidas, Emirates, Mahou, BMW, e Unicaja.

Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente

Barcelona cada dia mais criativo, já conta com patrocinadores, e vem atraindo muito valor para sua marca, graças a marcas como Nike, Spotify, Estrella Damm, Cupra e Caixa Bank.

Tela de computador com texto preto sobre fundo brancoDescrição gerada automaticamente

Um dado super atual é que cada camisa com a língua dos Rolling Stones, na ação com o Spotify, está sendo vendida por € 3 mil.

Reprodução Site FC Barcelona

Força no mercado espanhol

Dados muito interessantes publicados pelo Sport mostram que dos 3,3 milhões de casas que acompanham os jogos da LaLiga 48% acompanham jogos de um dos dois gigantes.

Uma imagem contendo TextoDescrição gerada automaticamente

Os outros 18 times somados representam 52% do total.

Onde cada time tem mais torcida na Espanha

Real Madrid

MapaDescrição gerada automaticamente

Fonte: CIS

Barcelona

MapaDescrição gerada automaticamente

Fonte: CIS

Impacto digital incomparável

O Real Madrid publicou recentemente que passou dos 500 M de seguidores nas redes. O Clube tem quase 20M de torcedores na Espanha Graças a força de sua marca globalmente, supera em receitas gigantes turbinados por petrodólares, e times das ligas dos EUA.

O Real gera 2,4 bilhões de interações anuais nas redes sociais. Somente no Youtube são 218 milhões de views por ano O valor do ROI de social media do clube segundo a Kore foi de  US$310  milhões em 2022.

Barcelona também é um fenômeno no digital. Tem bem menos torcida que o Real na Espanha teve que crescer para poder competir, e hoje está no topo mundial de interesse, junto com o rival.

O Barça gera 2,2 bilhões de interações anuais nas redes sociais. Somente no Youtube são 254 milhões de views por ano. O valor de social media do clube segundo a Kore foi de US$ 191 milhões em 2022.

Valor – ROI Social Media – 2022- US$ milhões

Gráfico, Gráfico de funilDescrição gerada automaticamente

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Amir Somoggi, 48 anos, diretor da Sports Value, especializada em marketing esportivo, gestão de clubes e valuation. Administrador de empresas formado pela ESPM -SP, especializado em Gestão Esportiva pela FGV-SP e pós-graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona, Espanha. Consultor de marketing e gestão esportiva com mais de 20 anos de experiência em projetos de planejamento estratégico, estruturação de estratégias de marketing e comunicação, branding, patrocínios/ativações, ROI com patrocínios, viabilidade econômico-financeira, desenvolvimento de business plan e Valuation de clubes. Profundo estudioso da Football Industry da Europa e sua aplicabilidade ao mercado latino-americano de futebol. Foco sempre foi a disseminação de conhecimento e defesa de boas práticas de gestão corporativa no esporte brasileiro Precursor no país das análises financeiras e de marketing dos clubes, com centenas de estudos publicados no Brasil e exterior.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

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