O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que as únicas candidatas para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em 2030 e 2034 são os Alpes Franceses e Salt Lake City-Utah, nos EUA, respectivamente.
Karl Stoss, chefe da Comissão de Futuros Anfitriões (FHC) do COI, revelou que as duas propostas foram selecionadas para “diálogo direcionado”, marcando um passo crucial no processo de seleção.
A França, com uma rica história olímpica de três Jogos de Inverno (1924, 1968 e 1992), apresenta uma proposta centrada em Méribel, Courchevel e Val d’Isère para o esqui alpino, enquanto La Clusaz receberá eventos nórdicos. A cidade de Nice abrigará a Vila Olímpica e sediará competições de patinação.
Salt Lake City, por sua vez, apresenta uma proposta que destaca a utilização de locais existentes ou temporários, proporcionando 100% de sustentabilidade. Os planos incluem a cerimônia de abertura e encerramento no estádio de futebol americano da Universidade de Utah, enquanto a arena do Utah Jazz será palco para a patinação artística e o esqui de velocidade em pista curta. Eventos de esqui e snowboard estão programados para ocorrer em Park City.
A decisão final sobre as sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 e 2034 será tomada após o “diálogo direcionado”, com a expectativa de um anúncio durante a próxima sessão do COI em Paris, dias antes dos Jogos Olímpicos de 2024.