O ano de 2023 foi marcado de forma negativa para o Santos, um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. Para alguns torcedores, a diretoria em 2023 foi um fator importante para o rebaixamento do clube, que já havia lutado contra o rebaixamento em alguns dos últimos anos.
O ex-presidente, Andrés Rueda, enfrentou críticas, tanto pela performance em campo quanto pela gestão financeira. Apesar das críticas, a dívida líquida do Santos teve uma redução significativa.
No entanto, a situação de salários atrasados e a antecipação de receitas sugerem que o débito pode ter aumentado ao final do ano. O clube se viu incapaz de pagar os salários de dezembro e o 13º dos jogadores, resultando no inédito rebaixamento para a segunda divisão.
Após a disputa do Campeonato Paulista no início do ano, o Santos enfrentará, pela primeira vez em sua história, uma temporada com apenas uma competição em 2024, uma vez que não se classificou para a Copa do Brasil e não terá acesso a competições internacionais.
O clube terá garantidos apenas 50 jogos nesta temporada, uma redução em comparação à média de 63 partidas das últimas duas temporadas. Essa nova situação traz a expectativa de redução na receita proveniente da bilheteria, patrocínios, publicidade e parcerias comerciais.
Em 2023, o Santos arrecadou R$8,5 milhões apenas nas quatro primeiras fases da Copa do Brasil. Em comparação, o tricolor paulista, campeão da competição, faturou quase R$90 milhões.
Apesar do cenário financeiro desafiador do Santos para 2024, o clube começou o ano muito bem, disputando a final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, lotando estádios por onde jogou, no Morumbis, Neo Química Arena e na Vila Belmiro, mostrando o apoio da torcida, independente do momento que o clube passa.
O Peixe começou muito bem o Campeonato Brasileiro Serie B, com duas vitorias seguidas sobre o Paysandu e o Avai, respectivamente. Acredito que o clube alvinegro praiano não terá dificuldades ao longo do campeonato para retornar à elite do futebol brasileiro, lugar de onde jamais deveria ter saído.