publicidade

A Netflix adora o mundo esportivo

A plataforma de streaming confirmou sua primeira transmissão esportiva ao vivo
Reprodução Instagram Netflix

Hoje, dia 14 de novembro de 2023, acontece o Netflix Cup, um torneio de golfe que marcará a primeira transmissão ao vivo de um evento esportivo na plataforma. O evento irá reunir os pilotos da Fórmula 1 que participaram da série Drive to Survive com os jogadores de golfe da série Full Swing em um campo de golfe profissional.

Sendo bem sincero, era questão de tempo para esse fato inédito acontecer. Acompanhando os movimentos da Netflix, não é de hoje que a plataforma vem se aproximando dos esportes. Em seu catálogo, há uma extensa lista de documentários e séries desse segmento, que, aliás, geraram excelentes resultados. A de grande sucesso, Drive to Survive, foi assistida mais de 50 milhões de vezes e contribuiu para o crescimento de 58% da audiência na Fórmula 1.

Além disso, tem os movimentos da concorrência que é importante citar. A Apple TV+ passou a transmitir MLB e MLS, a Amazon Prime Video detém os direitos da NFL e NBA, e a Paramount+, que passou a exibir a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana no Brasil.

Algo é fato, o consumo pelo streaming veio para ficar e para nós brasileiros, a Cazé Tv é a prova disso. De acordo com a Rocket Lab, em 2022 o mercado global de streaming movimentou US$ 7,2 bilhões, enquanto para 2027 a expectativa é de dobrar esse número.

E o que esperar da Netflix? Sobre o evento, enxergo com bons olhos e um possível marco no mundo dos negócios esportivos. Torna-se uma somatória de uma legião de fãs de ambos esportes e acontece na semana do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Las Vegas. Isso tudo, para ter garantido uma audiência engajada e de grande dimensão.

No ponto de vista estratégico, esse projeto deve ser uma tentativa da plataforma de entrar na guerra de transmissões esportivas ao vivo. Se isso acontecer, o grande diferencial da plataforma sobre os concorrentes está em promover um conteúdo – além da transmissão – sobre o ativo patrocinado (evento, esporte ou Liga). De acordo com Gabe Spitzer, vice-presidente de esportes de não ficção da Netflix, “Adoramos ver como nossas séries esportivas aumentaram o número de fãs em ligas e competições esportivas em todo o mundo”.

Pensando no racional de ser um teste para eventos futuros, como um amante do esporte, torço para o sucesso do Netflix Cup e que novas transmissões possam vir a acontecer. Ademais, deixo aqui a minha torcida para ter um documentário sobre Triathlon e minha aposta para o próximo evento é ver tenistas jogando basquete.

No fim das contas, esporte é entretenimento e a Netflix é expert nisso.

Compartilhe:

publicidade

Tiago Clemente, 22 anos, publicitário e apaixonado por esportes. Iniciou sua carreira na Nestlé e hoje coordena os patrocínios de atletas e eventos da FILA. Por meio de sua escrita, ele busca trazer curiosidades, análises estratégicas e opiniões sobre o universo esportivo. Fora do trabalho, ele se dedica à corrida e adora acompanhar futebol e tênis.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Sports MKT, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

POST RECENTES

Sand Series arrecada fundos para construção de quadra em comunidade de São Paulo
Vitória do Bayer Leverkusen mostra que há luz no fim do túnel do futebol
New York Jets revela nova identidade visual
New York Jets revela novos uniformes "Legacy Collection" para a temporada 2024
Fórmula 1 anuncia retorno do GP da Austrália como corrida de abertura na temporada de 2025
Arsenal e PRIME lançam garrafa personalizada